FAAZ Notícias

Notícias sobre administração de condomínio, legislação, o dia a dia no condomínio, entre outros temas.
Municípios responsáveis por fiscalizar a segurança contra incêndios em edifícios
02 Jun 2021

Lei n.º 50/2018, de 16 de agosto, veio concretizar os princípios da subsidiariedade, da descentralização administrativa e da autonomia do poder local, atribuindo competências aos órgãos municipais para apreciar projetos e medidas e autoproteção. Para além disso, ficam estes órgãos também autónomos para realizar vistorias e inspeções a edifícios e recintos classificados na primeira categoria de risco, no âmbito do regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios. Isto sabendo-se que a implementação total das competências atribuídas aos municípios nesta área ficaria pendente de credenciação dos respetivos técnicos, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), mediante solicitação dos municípios.

A Portaria n.º 32/2021 de 10 de fevereiro vem agora regulamentar o processo de credenciação dos técnicos municipais, estabelecendo que estes devem:

  • ser titulares de formação habilitante nos domínios da arquitetura, da engenharia ou da engenharia técnica, reconhecida em Portugal
  • estar inscritos na respetiva ordem profissional; e possuir formação específica em SCIE, com o conteúdo programático constante do anexo à presente portaria.

Assim, nos edifícios da primeira categoria de risco 1 (risco reduzido) - com altura inferior ou igual a 9m e número de pisos abaixo do plano de referência menor ou igual a 1- os técnicos municipais ficam habilitados a proceder à:

  • Análise técnica de projetos de especialidade de SCIE e elaboração do relatório
  • Análise técnica de medidas de autoproteção e elaboração do relatório
  • Realização de vistoria e elaboração do relatório
  • Realização de inspeção regular e elaboração de relatório técnico
  • Realização de inspeção extraordinária, contraordenações e elaboração de auto de notícia.
VAMOS FALAR?
Se queres saber mais sobre o plano que Faaz mais sentido para ti, deixa-nos os teus contactos.
Daqui em diante conta com a nossa ajuda para te aconselhar, avisar, pagar, contabilizar e, até mesmo, administrar em teu nome e reunir por ti.
Se queres saber mais sobre o plano
que Faaz mais sentido para ti deixa
aqui os teus contactos.
Li e aceito a Política de Proteção de dados.
Recebemos o teu pedido.
Respondemos tão breve quanto possível.
Recebemos o teu pedido.
Fica atento à tua caixa de e-mail.