ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

FAAZ Notícias

Notícias sobre administração de condomínio, legislação, o dia a dia no condomínio, entre outros temas.
Má gestão do Fundo Comum de Reserva
08 Jun 2022

Todos os condomínios estão obrigados a constituir e manter o fundo comum de reserva para garantir o pagamento das obras de conservação do edifício.

O fundo comum de reserva deve ser considerado no orçamento anual do condomínio e resulta da contribuição dos condóminos com uma quantia correspondente a, pelo menos, 10% da sua quota parte nas restantes despesas do condomínio.

Este fundo deve ser depositado numa instituição bancária e apenas pode ser utilizado, por deliberação da assembleia, para despesas de conservação do edifício. Se assim não for, e a assembleia deliberar a utilização do fundo comum de reserva para custear despesas de outra natureza, os condóminos devem assegurar o pagamento, no prazo máximo de 12 meses a contar dessa deliberação, de uma quota extraordinária necessária para repor o montante utilizado.

Se forem retiradas verbas do fundo comum de reserva para fim diverso do previsto na lei e os condóminos não as repuserem através do pagamento de quotas extraordinárias, ficarão em dívida para com o condomínio.

O administrador deve proceder à cobrança coerciva desta dívida, assim das demais dívidas, caso existam, no prazo máximo de 90 dias a contar da data do incumprimento, salvo deliberação em contrário da assembleia de condóminos e desde que o valor em dívida seja igual ou superior ao valor do IAS (indexante de apoios sociais) do respetivo ano civil, que no ano de 2021 é de 438,81€.

O processo é instaurado com a ata que constitui título executivo, detalhando o montante da dívida e a data do seu vencimento – sendo que ao montante inicial da dívida devem ainda ser acrescentados os juros de mora à taxa legal e sanções pecuniárias que tenham sido aprovadas em assembleia ou no regulamento do condomínio.

VAMOS FALAR?
Se queres saber mais sobre o plano que Faaz mais sentido para ti, deixa-nos os teus contactos.
Daqui em diante conta com a nossa ajuda para te aconselhar, avisar, pagar, contabilizar e, até mesmo, administrar em teu nome e reunir por ti.
Se queres saber mais sobre o plano
que Faaz mais sentido para ti deixa
aqui os teus contactos.
Li e aceito a Política de Proteção de dados.
Recebemos o teu pedido.
Respondemos tão breve quanto possível.
Recebemos o teu pedido.
Fica atento à tua caixa de e-mail.